Quantos pontos a mais seu time teria se não tivesse perdido pênaltis no Brasileiro

ESPN.com.br
GazetaPress
Fred cobra pênalti para o Atlético-MG contra o Palmeiras, no Independência: perdeu
Fred cobra pênalti para o Atlético-MG contra o Palmeiras, no Independência: perdeu

A história de que pênalti é loteria está no folclore do futebol. Já a máxima de que ele é tão importante que deveria ser cobrado pelo presidente faz todo o sentido. Afinal, a responsabilidade para fazer o gol da marca da cal é gigante, e perder uma penalidade máxima pode custar muito caro.

No atual Campeonato Brasileiro, por exemplo, foram 91 pênaltis até agora e 59 gols. Ou seja: 65% deles vão para o fundo da rede, mas o número de cobranças desperdiçadas é alto, e alguns times têm bastante a lamentar com isso na classificação.

Dos 20 times que disputam a Série A, 11 deixaram de ganhar ponto(s) por erros.

Aqui, leva-se em conta os pontos que cada equipe poderia ter a mais caso tivesse convertido os pênaltis a seu favor em jogos que, no final, terminaram empatados ou com derrota por só um gol de diferença.

O caso mais complicado é o do Atlético-MG, que deixou de ganhar cinco pontos por causa de erros nas cobranças, o que o levaria a 43, empatado com Botafogo (sexto) e Flamengo (sétimo).

Bertozzi diz que 'chama atenção' critério de escolha de batedores de pênalti no Atlético-MG

Na sequência aparecem a dupla Atle-Tiba e Palmeiras, que poderiam ter quatro pontos a mais se não fossem os pênaltis perdidos. Atlético-PR e Coritiba subiriam respectivamente para 39 e 32, com os coxa-brancas empatados com Chapecoense e Coritiba, em melhor posição na luta contra o rebaixamento.

Já o alviverde paulista estaria com 51 pontos, na segunda colocação e sete pontos atrás do líder do Brasileirão, o arquirrival Corinthians.

Mais difícil do que parece: veja estatísticas de todos os pênaltis batidos pelo Palmeiras em 2017

Botafogo, Flamengo e Grêmio deixaram de levar dois pontos cada um com os desperdícios, fazendo com que eles subissem a 45, 45 e 51 pontos, respectivamente.

Renato vê 'erro grande' em pênaltis perdidos, mas garante: 'Não é falta de treinamento, eles treinam bastante'

Enquanto isso, Cruzeiro (hoje com 47 pontos), São Paulo (34) e Vitória (33) estão com um ponto a menos do que deveriam ter com as cobranças perdidas.

Sálvio e Zetti analisam técnicas de defesas nos cinco pênaltis da rodada

Com os outros nove times da primeira divisão, os pênaltis perdidos não influenciaram diretamente no placar final dos jogos.