De estrelato imediato a ostracismo: como estão se saindo na Europa dez brasileiros da 'Geração 2022'

ESPN.com.br
Getty
Richarlison, Malcom e David Neres, jovens brasileiros que brilham na Europa
Richarlison, Malcom e David Neres, jovens brasileiros que brilham na Europa

A safra brasileira de jovens jogadores não para, e na Europa eles já começam a se destacar. Em todos os principais campeonatos do Velho Continente, o país está bem representado pela "Geração 2022", aqueles futebolistas chegando aos 20 anos que podem representar a seleção na Copa do Mundo do Catar.

Nem todos eles, porém, vivem um conto de fadas e precisam se reinventar para finalmente explodirem no exterior.

Veja abaixo dez jogadores da Geração 2022 e como estão indo!

  • David Neres

Quatro gols em seis jogos nesta temporada pelo Campeonato Holandês, e o ex-atacante do São Paulo vai conquistando seu espaço na Europa. Após os primeiros meses de transição, ele tem o status hoje de 12º jogador na equipe de Amsterdã.

Marcou o dele, participou do outro e foi até marcado por três: veja como foi David Neres na vitória do Ajax

  • Douglas Luiz

Revelação do Vasco da Gama, o volante foi contratado pelo Manchester City e prontamente emprestado ao Girona, recém-ascendido à elite espanhola. Apareceu em seis jogos de LaLiga, sendo cinco saindo do banco de reservas.

Com dois de Bakambu, Villarreal vence o Girona fora de casa e sobe na tabela do Espanhol

  • Gabigol

Ainda em busca de espaço na Europa, o ex-santista foi emprestado pela Inter de Milão - onde fez apenas uma gol na temporada de estreia na Europa - ao Benfica, mas segue como opção no banco. Porém, titular pela primeira vez, fez um golaço em duelo da Copa de Portugal.

Desencantou! Agora no Benfica, Gabigol quebra jejum e faz golaço sobre Olhanense

  • Gabriel Boschilia

Em fevereiro deste ano, o meia ex-São Paulo machucou o joelho direito quando fazia uma temporada de afirmação no Monaco. Em 2017/18, o jogador ficou apenas em uma partida no banco e tenta buscar novamente seu espaço.

Veja os melhores momentos da vitória do Lyon sobre o Monaco por 3 a 2 pelo Campeonato Francês

  • Gerson

Garoto de Xerém, o meio-campista está apagado até agora na Itália. Contratado em 2016 pela Roma, o canhoto fica no banco de reservas em praticamente todos os jogos da Série A, mas foi utilizado apenas oito vezes.

Assista ao gol da vitória do Napoli sobre a Roma por 1 a 0

  • Jorge

Com a ida de Mendy para o Manchester City, o lateral esquerdo firmou-se como titular do Monaco e tem feito bons jogos com a camisa alvirrubra. Foi titular em sete jogos do Campeonato Francês e dois da Liga dos Campeões da Europa, sendo convocado para a seleção após as lesões de Marcelo e Filipe Luis.

Jorge deixa a bola cair em altinha e leva petelecos durante treino da seleção

  • Kenedy

Ele se envolveu em polêmica ainda na pré-temporada por uma piada de mau gosto contra a população chinesa. Quase foi negociado, mas o ex-Flu acabou ficando no Chelsea, praticamente sem espaço - fez um jogo apenas na temporada pela Copa da Liga Inglesa e deixou sua marca.

Ex-Flu, Kenedy não pensa em voltar ao Brasil: 'Estou feliz no Chelsea'

  • Luiz Araújo

O atacante revelado pelo São Paulo é homem de confiança de Marcelo Bielsa no Lille, sendo titular em nove partidas do Campeonato Francês e fazendo o primeiro gol exatamente neste final de semana contra o Troyes.

Francês: Gols de Lille 2 x 2 Troyes

  • Malcom

Em 2017/18, o ex-Corinthians estourou na França. Com gols e assistências pelo Bordeaux, o meia-atacante tem sido destaque em toda semana de Ligue 1, mas sua concorrência dentro da seleção ainda é bem pesada.

Assista aos gols do empate entre Bordeaux e Nantes em 1 a 1!

  • Richarlison

E quem diria que o atacante seria em pouco tempo o talismã e xodó dos torcedores do Watford. Com três gols na Premier League, ele se destaca na campanha surpreendente do time londrino, quarto colocado do campeonato.

Dribles, pênalti e mais: veja como foi a atuação de Richarlison na vitória do Watford sobre o Arsenal