De título a rebaixamento inédito: veja o que ainda está em jogo nas 6 principais ligas europeias

Igor Resende, do ESPN.com.br
Getty
Bola vai rolar e trazer muitas emoções pela Europa
Bola vai rolar e trazer muitas emoções pela Europa

Chegou a hora das últimas decisões nas principais ligas europeias. A bola rola neste fim de semana para a última rodada em cinco dos seis principais campeonatos do Velho Continente - e para a penúltima no outro.

É verdade que quatro destes países já conhecem seus campeões. Mas, além dos títulos na Espanha e na Itália, ainda há muita coisa importante em jogo.

Na Inglaterra, por exemplo, a briga é dura entre os gigantes Manchester City, Liverpool e Arsenal pelas últimas duas vagas na Champions League.

Na Alemanha, está em jogo um rebaixamento inédito. O Hamburgo, que nunc a disputou a segunda divisão, precisa da vitória a todo custo para evitar uma briga nos playoffs contra a degola.

Os canais ESPN, claro, estão de olho em todas essas disputas. Serão nada menos que 22 jogos de campeonatos europeus entre as telas da ESPN Brasil, da ESPN, da ESPN + e do WatchESPN. Com destaque para toda a briga na Inglaterra e para o jogo que pode ser o do título para o Real Madrid. Clique aqui e veja todo o 'cardápio' do final de semana.

Para Rafa Oliveira, Real Madrid deve ser campeão, mas não será fácil: 'Málaga cresceu muito'

 

Veja o que está em jogo nas 6 principais ligas:

 

  •   Premier League

* Critérios de desempate: 1 - saldo de gols, 2 - gols marcados

TÍTULO: Chelsea já é o campeão

CHAMPIONS: Chelsea e Tottenham garantidos; Manchester City, Liverpool e Arsenal brigam pelas últimas duas vagas (uma direta, outra nos playoffs)

 Manchester City - 75 pontos (33 gols de saldo, 75 gols marcados)
Visita o Watford e precisa só empatar para garantir vaga na Champions. Se vencer, garante a vaga direto na fase de grupos. Se perder, torce por tropeço do Liverpool ou do Arsenal.

 Liverpool - 73 pontos (36 gols de saldo, 75 gols marcados)
Recebe o Middlesbrough e precisa ganhar para se classificar sem depender de ninguém. Se empatar ou perder, torce por tropeço do Arsenal

 Arsenal - 72 pontos (31 gols de saldo, 74 gols marcados)
Recebe o Everton. Precisa ganhar e torcer por um tropeço do Liverpool ou do Manchester City (neste último caso, porém, ainda precisaria tirar uma diferença de 5 no saldo). Se empatar, torce para o Liverpool perder por mais de dois gols de diferença. Se perder será eliminado.

* As contas, porém, podem levar a um cenário caótico, com playoffs para definir as vagas. São três possibilidades diferentes, envolvendo todos os confrontos possíveis. Para que haja o jogo extra, é preciso haver empate entre duas equipes no número de pontos, gols marcados e saldo de gols.

LIGA EUROPA: Everton está classificado; Manchester United também tem vaga garantida, mas pode ter 'upgrade' e ir à Champions se ganhar a Liga Europa desta temporada - neste caso, a Inglaterra 'perderia' uma vaga na Liga Europa.

REBAIXAMENTO: Hull City, Middlesbrough e Sunderland já estão rebaixados

 

  •   LaLiga

* Critério de desempate: 1 - confronto direto; 2 - saldo de gols

TÍTULO: Real Madrid e Barcelona briga pelo troféu

 Real Madrid - 90 pontos
Visita o Málaga e só precisa de um empate para ser campeão. Se perder, tem que torcer para o Barcelona não vencer

 Barcelona- 87 pontos
Recebe o Eibar. Precisa vencer e torcer para o Real Madrid perder

* O Barcelona leva vantagem no confronto direto

CHAMPIONS: Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madri (os três já na fase de grupos) e Sevilla (nos playoffs) já estão garantidos

LIGA EUROPA: Villarreal, Athletic Bilbao e Real Sociedad brigam por duas vagas - se o Barcelona for campeão da Copa do Rei, os três se classificam à Liga Europa.

 Villarreal - 64 pontos
Visita o Valencia. Precisa só vencer para se classificar. Se empatar ou perder, torce para Bilbao OU Sociedad não vencerem

 Athletic Bilbao - 63 pontos
Visita o Atlético de Madri. Precisa só vencer para se classificar. Se empatar, torce para a Real Sociedad não vencer. Se perder, torce para a Sociedad também perder

 Real Sociedad - 63 pontos
Visita o Celta. Precisa vencer e torcer para Villarreal OU Bilbao tropeçarem. Se empatar, torce para o Bilbao perder. Se perder estará eliminada.

* O confronto direto é o critério de desempate. O Villarreal leva vantagem nos confrontos com o Bilbao e também com a Sociedad. O Bilbao leva vantagem no duelo com a Sociedad. Em caso de empate triplo, a ordem é: Bilbao, Villarreal e Sociedad.

REBAIXAMENTO: Sporting Gijón, Osasuna e Granada já estão rebaixados

 

  •   Série A

* Critério de desempate: 1 - confronto direto; 2 - saldo de gols
** Restam duas rodadas para o fim do torneio

TÍTULO: Juventus, Roma e Napoli brigam pelo título

 Juventus - 85 pontos
Recebe o Crotone no domingo e só precisa vencer para ser campeã. O título, porém, pode vir no sábado, se a Roma perder do Chievo e o Napoli não vencer a Fiorentina. Se a Roma empatar, a Juve também pode ser campeã empatando com o Crotone, independentemente do resultado do Napoli. Visita o Bologna na rodada final.

 Roma - 81 pontos
Visita o Chievo. Precisa vencer e torcer para a Juventus tropeçar para seguir com chances. Se empatar, torce para a Juve perder. Se perder fica sem chances. Recebe o Genoa na rodada final.

 Napoli - 80 pontos
Recebe a Fiorentina. Tem chances remotas. Precisa vencer os dois jogos, torcer por duas derrotas da Juventus e por pelo menos um tropeço da Roma. Visita a Sampdoria na rodada final.

* O confronto direto é o critério de desempate. A Roma leva vantagem contra Juventus e Napoli. A Juventus leva a melhor no duelo com o Napoli

CHAMPIONS: Juventus, Roma e Napoli já se classificaram - as vagas diretas vão para os dois melhores colocados (e as contas são parecidas com as do título)

LIGA EUROPA: Lazio e Atalanta já estão classificados (e a Atalanta precisa de só um ponto nas últimas rodadas para garantir a vaga direta). Milan, Fiorentina e Internazionale brigam pela outra vaga.

 Milan - 60 pontos
Recebe o Bologna e depois visita o Cagliari. Se classifica já nesta rodada se vencer e a Fiorentina não vencer. Qualquer outro resultado leva a definição para a última rodada.

 Fiorentina - 59 pontos
Visita o Napoli e depois recebe o Pescara. Precisa vencer para seguir com chances sem depender de ninguém. Se empatar ou perder, torce para o Milan não vencer.

 Internazionale - 56 pontos
Visita a Lazio e depois recebe a Udinese. É o que tem a situação mais complicada. Mesmo se vencer, pode ficar sem chances caso o MIlan também ganhe na rodada.

* O confronto direto é o critério de desempate. Milan e Inter levam vantagem em caso de empate com a Fiorentina, mas empatam no confronto entre eles, o que levaria a definição para o saldo de gols, onde a Inter leva vantagem. Em caso de empate triplo, a ordem é: Milan, Inter e Fiorentina.

REBAIXAMENTO: Pescara e Palermo já estão rebaixados; Genoa, Empoli e Crotone brigam contra a última vaga.

 Genoa - 33 pontos
Recebe o Torino e depois visita a Roma. Só depende de si para evitar o rebaixamento. Se salva nessa rodada se vencer e Empoli OU Crotone não vencerem. Se empatar, já se salva se o Crotone perder.

 Empoli - 32 pontos
Recebe a Atalanta e depois visita o Palermo. Também depende só de si. Se salva nessa rodada se vencer e o Crotone perder

 Crotone - 31 pontos
Visita a Juventus e depois recebe a Lazio. Precisa de pelo menos um empate para não depender de ninguém para não ser rebaixado já nesta rodada.

 

  •   Bundesliga


* Critério de desempate: 1 - saldo de gols; 2 - gols marcados

TÍTULO: Bayern de Munique já é o campeão

CHAMPIONS: Bayern de Munqiue e RB Leipzig já garantiram vaga direta. Borussia Dortmund e Hoffenheim também já se classificaram, mas briga pela última vaga direta.

 Borussia Dortmund - 61 pontos (31 gols de saldo, 68 gols marcados)
Recebe o Werder Bremen. Precisa fazer o mesmo resultado do Hoffenheim na última rodada. Se vencer, só torce para que o Hoffenheim não tire a boa diferença no saldo de gols.

 Hoffenheim - 61 pontos (27 gols de saldo, 64 gols marcados)
Recebe o Augsburg. Precisa fazer um resultado melhor que o do Borussia Dortmund. Se ambos vencerem, o Hoffenheim ainda tem chances mínimas, mas precisa tirar a larga desvantagem no saldo.

LIGA EUROPA: Em princípio, são duas vagas em jogo para Hertha Berlin, Freiburg, Colônia e Werder Bremen. Mas serão três vagas se o Borussia Dormtund for campeão da Copa da Alemanha na semana que vem (contra o Eintracht Frankfurt) - o que colocaria o Borussia M'Gladbach na disputa.

 Hertha Berlin - 49 pontos (0 gol de saldo, 41 gols marcados)
Recebe o Bayer Leverkusen. Precisa de um simples empate para se garantir entre os seis primeiros. Se forem três vagas, já estaria classificado.

 Freiburg - 48 pontos (-15 gols de saldo, 41 gols marcados)
Visita o Bayern de Munique. Se classifica com uma simples vitória. Se forem três vagas, precisaria só de um empate.

 Colônia - 46 pontos (7 gols de saldo, 49 gols marcados)
Recebe o Mainz. Precisa ganhar e torcer para o Hertha perder OU para o Freiburg não vencer. Se foram três vagas, só precisaria vencer (ou empatar e torcer para o Werder não vencer OU perder e torcer para Werder e Gladbach não vencerem)

 Werder Bremen - 45 pontos (-2 gols de saldo, 58 gols marcados)
Visita o Borussia Dortmund. Só tem chances de ficar entre os seis se vencer, o Freiburg perder E o Colônia não vencer. Se forem três vagas, precisaria ganhar e torcer para o Colônia não vencer.

 Borussia M'Gladbach - 44 pontos (-4 gols de saldo, 43 gols marcados)
Recebe o Darmstadt. Não tem chances de ficar entre os seis primeiros. Se forem três vagas, precisaria vencer e torcer para o Colônia perder E para o Werder Bremen não vencer.

REBAIXAMENTO: Darmstadt e Ingolstadt já foram rebaixados. Augsburg, Wolfsburg e Hamburgo brigam contra a vaga nos playoffs contra a degola - o Mainz (37 pontos, mas 9- de saldo) tem chances, mas são muito remotas

 Augsburg - 37 pontos (-16 gols de saldo, 35 gols marcados)
Visita o Hoffenheim. Só tem chances de cair se o Hamburgo ganhar do Wolfsburg. Mesmo assim, ainda teria que perder a vantagem de um gol que tem no saldo (e de dois gols marcados que tem).

 Wolfsburg - 37 pontos (-17 gols de saldo, 33 gols marcados)
Visita o Hamburgo. Se salva com um simples empate. Se perder, ainda tem chances, mas precisa torcer para o Augsburg perder por mais gols diante do Hoffenheim.

 Hamburgo - 35 pontos
Recebe o Wolfsburg. Se salva com uma vitória. Qualquer outro resultado faz o time disputar os playoffs contra o rebaixamento.

 

  •   Ligue 1


* Critério de desempate: 1 - confronto direto; 2 - saldo de gols

TÍTULO: Monaco já é o campeão

CHAMPIONS: Monaco, PSG (vagas diretas) e Nice (nos playoffs) já se garantiram

LIGA EUROPA: O Lyon já está garantido. Olympique de Marselha e Bordeaux briga pela última vaga. Porém, se o PSG ganhar a Copa da França na semana que vem (contra o Angers), ambos se classificam.

 Olympique de Marselha - 59 pontos (15 gols de saldo, 56 gols marcados)
Recebe o Bastia. Garante classificação se vencer. Se empatar ou perder, torce para o Bordeaux não vencer.

 Bordeaux - 58 pontos (10 gols de saldo, 52 gols marcados)
Visita o Lorient. Precisa ganhar e torcer para o Olympique não vencer.

REBAIXAMENTO: O Nancy já está rebaixado. Resta um rebaixamento direto e uma vaga nos playoffs contra a degola. Dijon, Caen, Lorient e Bastia estão na disputa.

 Dijon - 36 pontos (-12 gols de saldo, 46 gols marcados)
Visita o Toulouse. Se salva com uma vitória. Se empatar, torce para Caen OU Lorient não vencerem. Se perder, torce para dois entre Caen, Lorient e Bastia não vencerem.

 Caen - 36 pontos (-29 gols de saldo, 35 gols marcados)
Visita o PSG. Se salva com uma vitória. Se empatar, torce para duas coisas acontecere entre Dijon perder, Lorient e Bastia não vencerem. Se perder, precisa que o Lorient perca E que o Bastia não vença.

 Lorient - 35 pontos (-26 gols de saldo, 43 gols marcados)
Recebe o Bordeaux. Precisa vencer e torcer para Dijon OU Caen não vencerem. Se empatar, torce para o Caen perder E para o Bastia não vencer. Se perder, torce para o Bastia também perder para ao menos não cair direto.

 Bastia - 34 pontos (-24 gols de saldo, 29 gols marcados)
Visita o Olympique de Marselha. Precisa vencer e torcer para duas coisas acontecerem entre Dijon perder e Caen e Lorient não vencerem. Se empatar, torce para o Lorient perder para ao menos não cair direto. Se perder será rebaixado

 

  •   Primeira Liga


* Critério de desempate: 1 - confronto direto; 2 - saldo de gols

TÍTULO: Benfica já é o campeão

CHAMPIONS: Benfica, Porto (ambos na fase de grupos) e Sporting (fase prévia) já se classificara

LIGA EUROPA: Vitória de Guimarães e Braga já se classificaram; Marítimo e Rio Ave brigam pela última vaga. 

 Marítimo - 49 pontos
Visita o Paços Ferreira. Se classifica com um simples empate. Se perder, torce para o Rio Ave não vencer

 Rio Ave - 46 pontos
Recebe o Belenenses. Precisa vencer e torcer para o Marítimo perder

* O Rio Ave leva vantagem no confronto direto

REBAIXAMENTO: Nacional já está rebaixado. Arouca, Moreirense e Tondela lutam contra a última vaga.

 Arouca - 32 pontos
Visita o Estoril. Com um empate se salva. Mesmo que perca, só cai se o Moreirense vencer E se o Tondela vencer tirando a desvantagem de 3 gols no saldo (os dois empatam no confronto direto).

 Moreirense - 30 pontos
Recebe o Porto. Se salva com uma vitória. Se empatar ou perder, torce para o Tondela não vencer.

 Tondela - 29 pontos
Recebe o Braga. Precisa ganhar e torcer para o Moreirense não vencer (ou para o Arouca perder, mas aí precisa tirar a desvantagem de 3 no saldo).

* Tondela e Arouca empatam no confronto direto. O Arouca leva vantagem sobre o Moreirense, e o Moreirense leva vantagem contra o Tondela